Acesso rápido:
- Regras para Submissão de Trabalhos
- Dinâmica de funcionamento das atividades
- Regras para envio de trabalho completo
1. Regras para Submissão de Trabalhos
Todas as propostas de artigos ou painéis que forem aceitas no marco da programação oficial do 7º Seminário da ABRI deverão ser apresentados em modalidade presencial nos dias 7 e 8 de agostoe de modo presencial OU virtual no dia 9 de agostode 2024. Os trabalhos de iniciação científica e de extensão, no formato de pôster, serão apresentados em galeria presencial ou virtual, para visitação durante o evento.
O processo de submissão das propostas de trabalho ocorrerá totalmente on-line, por meio do site do Seminário. Não serão aceitas inscrições individuais ou de trabalhos submetidos por telefone ou e-mail.
Recomenda-se, no ato da inscrição, leitura atenta das regras para submissão das propostas. Somente serão analisadas propostas que atendam às regras e ao modelo indicado nesta Chamada. Propostas, em quaisquer modalidades, enviadas fora do prazo e em desacordo com os modelos e regras publicadas serão desclassificadas no processo de avaliação.
Propostas enviadas ao 7º Seminário da ABRI serão avaliadas apenas 1 (uma) vez pelas(os) coordenadoras(es) das Áreas Temáticas. Propostas que, após avaliação, não forem selecionadas ou forem desclassificadas, NÃO poderão ser corrigidas e reencaminhadas à avaliação, seja à mesma Área Temática da primeira submissão ou a uma AT diferente.
Após a avaliação das propostas, não é permitida a alteração no título ou no resumo, nem tampouco a adição de coautoras(es).
A Comissão Científica do 7º Seminário da ABRI tem a prerrogativa de desclassificar uma proposta previamente aceita pelas(os) coordenadoras(es) de área, caso seja identificada alguma irregularidade na proposta, posteriormente à avaliação.
A ABRI não se responsabilizará por inscrições individuais ou de propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamento da rede
Quem pode submeter trabalhos?
Estudantes de pós-graduação brasileiras/os ou estrangeiras/os regularmente matriculadas/os em Programas de Pós-Graduação, além de profissionais, pesquisadoras/es e docentes brasileiras/os ou estrangeiras/os podem submeter trabalhos para os painéis. Estudantes de graduação podem submeter propostas de pôster para a Mostra de Iniciação Científica; no caso das propostas de trabalhos para os painéis, para os estudantes de graduação, as mesmas devem ser em coautoria com pós-graduandas/os regularmente matriculadas/os em Programas de Pós-Graduação. Estudantes de pós-graduação podem se candidatar também para um dos workshops de pesquisa oferecidos pelas ATs (áreas temáticas).
Quais idiomas são aceitos?
As propostas de trabalhos poderão ser enviadas em português, inglês ou espanhol.
Como participar?
Inscrições para o seminário e submissões de trabalhos devem ser feitas a partir do dia 08 de janeiro de 2024, exclusivamente por meio da Área do Inscrito deste site (https://seminario2024.abri.org.br). Para isso, as/os interessadas/os devem primeiro se inscrever no evento, conforme as orientações da página de Inscrições, e posteriormente acessar o link “Submissões” no menu lateral da Área do Inscrito, conforme a imagem abaixo.

Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail ou qualquer outra forma.
Ver calendário e valores das inscrições na página Inscrições.
Para submeter candidaturas, interessados devem:
– Preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais;
– Escolher o tipo de participação (Trabalho Individual/Painel/Workshop de Pesquisa/Mostra de Iniciação Científica)
– Escolher se a participação será presencial ou virtual;
– Escolher a área temática em que a proposta será submetida;
– Incluir dados do trabalho, conforme a modalidade de participação escolhida.
Para a modalidade Submissão de Trabalho Individual:
As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de Trabalho para Apresentação em Painel. No ato da inscrição o proponente deverá incluir no sistema de inscrição de trabalhos, nos campos específicos para tal fim:
a) Título do trabalho;
b) Área(s) Temática(s) a que se vincula (prioritária e secundária, se houver)
c) informações sobre os(as) demais autores(as), se existirem;
d) resumo expandido com o mínimo de 2.000 e o máximo de 6.000 caracteres com espaços, que contenha obrigatoriamente (sob pena de recusa da proposta):
– definição clara do objeto, dos objetivos e da pergunta de pesquisa;
– síntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e suas fontes;
– principais resultados obtidos (completos ou parciais), de acordo com os objetivos propostos;
d) agência de fomento da pesquisa (se houver) e Instituição de Ensino Superior/Programa de Pós-Graduação ao qual autores(as) seja(m) filiadas(os);
e) lista de referências bibliográficas;
f) declaração de conflito potencial de interesse (se houver).
Para a modalidade Painel Completo:
As propostas de Painéis Completos acontecerão em duas etapas:
1ª ETAPA: INSCRIÇÃO INDIVIDUAL
As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de Trabalho Individual para Painel Completo. A submissão será feita através de formulário próprio, no site do evento.
2ª ETAPA: INSCRIÇÃO DO PAINEL COMPLETO
O(A) coordenador(a) do painel monta a proposta de painel completo para submissão.
As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de Proposta de Painel Completo. A submissão será feita por meio de formulário próprio, no site do evento.
No ato da inscrição o(a) proponente deverá:
- Preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais;
- Escolher o tipo de submissão: Proposta de Painel Completo;
- Escolher a área temática (prioritária e secundária, se houver) em que a proposta deverá ser submetida (todos os trabalhos que farão parte do Painel deverão estar inscritos na mesma AT);
As Propostas de Painéis Completos devem conter:
1.Título do Painel;
2. Resumo da proposta do Painel (1.200 caracteres com espaço);
3. Inclusão de 4 (quatro) trabalhos. Os(As) expositores(as) já deverão ter cumprido a 1ª Etapa descrita acima, referente à submissão do trabalho individual que comporá o painel.
4. A(O) responsável pela submissão do painel irá associar os(as) participante(s) ao painel através do e-mail cadastrado na plataforma. Não será possível o cadastramento de um painel completo sem que os(as) participantes estejam prévia e devidamente inscritos(as) no sistema.
Para a modalidade Mostra de Iniciação Científica:
As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de Mostra de Iniciação Científica e Extensão (Pôster). Os(As) candidatos(as) devem incluir no sistema de inscrição de trabalhos, nos campos específicos para tal fim:
a) se Iniciação Científica ou Extensão e título do trabalho;
b) Área Temática a que se vincula;
c) resumo expandido com o mínimo de 2.000 e o máximo de 3.000 caracteres com espaços, que contenha obrigatoriamente (sob pena de recusa da proposta):
- definição clara do objeto e dos objetivos da pesquisa e/ou trabalho de extensão;
- síntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e/ou trabalho de extensão e suas fontes;
- principais resultados (finais ou parciais) obtidos, de acordo com os objetivos propostos;
d) agência de fomento da pesquisa (se houver) e Instituição de Ensino Superior/Programa de Pós-Graduação ao qual autores(as) sejam filiados(as);
e) lista de referências bibliográficas;
f) declaração de conflito potencial de interesse (se houver)
g) (i) nome e instituição do(a) Orientador(a) e (ii) declaração que ateste o caráter de Iniciação Científica e/ou Extensão do trabalho, que poderá ser emitida pelo(a) Coordenador(a) do Curso ou Orientador(a) da pesquisa.
h) no caso de estudantes de cursos de graduação em áreas afins (que não sejam cursos de graduação em Relações Internacionais, Estudos Estratégicos ou Relações Econômicas Internacionais), breve descrição da vinculação do trabalho de pesquisa e/ou extensão com o campo de estudos das Relações Internacionais.
Formato dos pôsteres presenciais: O pôster deve ter 0,80 cm de comprimento e 1 m de altura. Pode ser em formato de banner com cordão para pendurar ou em papel para ser afixado com fita adesiva. Cada apresentador(a) de trabalho é responsável pela confecção, afixação, apresentação e retirada do seu pôster, conforme orientações dos(as) coordenadores(as) das áreas temáticas.
Formato de pósteres virtuais (e-pôster): O arquivo deverá ser enviado em campo específico na Área do Inscrito (serão aceitos os formatos PDF, JPG ou PNG); O e-pôster deverá conter somente uma página. O tamanho da página deverá ser 38 cm x 65 cm (largura x altura), na orientação retrato; O e-pôster deverá ser autoexplicativo. Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada, o título do trabalho (idêntico ao do resumo enviado pelo site do evento, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
As apresentações dos e-pôsteres devem ser enviadas em vídeo de 5 a 7 minutos As mídias devem ser enviadas por meio de link PÚBLICO ou NÃO LISTADO de vídeo (YouTube ou outra plataforma de compartilhamento de mídias).
Para a modalidade Workshop de Pesquisa:
As/os candidatas/os devem submeter:
1) carta de intenções, de até 12.000 caracteres com espaços, que explicite seu percurso acadêmico, indique o nome de seu/sua Orientador/a, descreva interesse de pesquisa e potencial contribuição ao workshop, e informe, se houver, vínculo com tema de pesquisa em andamento no doutorado ou mestrado e/ou artigos, capítulos, trabalhos em desenvolvimento pelo candidato alinhados ao tema;
2) artigo (publicado ou não) ou projeto de mestrado/doutorado, ou um resumo expandido. No caso as/os candidatas/os optarem por submeter um resumo expandido, tal documento deve conter:
- Mínimo de 3.000 e máximo de 9.000 caracteres com espaço;
- definição clara do objeto e dos objetivos da pesquisa;
- síntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e suas fontes;
- principais resultados e conclusões obtidos, de acordo com os objetivos propostos.
Quantos trabalhos podem ser submetidos?
Cada proponente de trabalho poderá apresentar até 2 (duas) propostas de trabalho desde que atendidas as seguintes condições:
- 1 (um) trabalho como autor(a) para qualquer AT e 1 (um) trabalho como autor(a) para a AT de Ensino, Pesquisa e Extensão; OU
- 1 (um) trabalho como autor(a) para qualquer AT e 1 (um) trabalho em coautoria para qualquer AT; OU
- 1 (um) trabalho como autor(a) para qualquer AT e 1 (um) trabalho como autor(a) ou coautor(a) em trabalho para painel completo de qualquer AT; OU
Graduandas(os) poderão enviar apenas 1 (um) trabalho como autor(a) ou coautor(a) para Mostra de Iniciação Científica e 1 (um) trabalho como coautor(a) para qualquer AT ou em trabalho dentro de um painel completo.
Para a modalidade Workshop de Pesquisa, participantes só poderão se candidatar a um dos workshops. É permitida a participação de estudantes de pós-graduação em um ou dois painéis (exclusivamente se o segundo for o da AT Ensino, Pesquisa e Extensão) e um workshop de pesquisa.
Quais são as Áreas Temáticas?
A ABRI conta com nove áreas temáticas, a saber:
- Análise de Política Externa;
- Economia Política Internacional;
- Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Feminismos, Gênero e Sexualidades;
- História das Relações Internacionais e da Política Externa;
- Instituições e Regimes Internacionais;
- Raça e Relações Internacionais
- Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa;
- Teoria das Relações Internacionais.
Quem seleciona os trabalhos?
Os trabalhos serão selecionados pelos Coordenadores das Áreas Temáticas respectivas, que também serão encarregados da montagem dos painéis. As/Os coordenadoras/es de ATs poderão formar comissões específicas para este fim.
Como incluir coautores?
Para incluir coautoras/es em seu trabalho, essas/es, necessariamente, deverão estar inscritos no sistema antes do momento da submissão do trabalho. As/Os coautoras/es serão associadas/os ao trabalho através do e-mail cadastrado na plataforma. O trabalho será submetido por apenas um dos coautores. A inclusão de coautoras/es não será possível após a submissão do trabalho.
Somente serão analisados trabalhos que atenderem às regras deste edital e que forem submetidos dentro do prazo. Os trabalhos que não apresentarem todas as exigências serão desclassificados.
2. Dinâmica de funcionamento das atividades
Mesas Redondas e Conferências
Docentes e pesquisadoras/es brasileiros e estrangeiros serão convidados pela Diretoria e pelas ATs para proferir conferências e participar de mesas redondas. A evolução da programação do evento pode ser acompanhada pelo site https://seminario2024.abri.org.br.
Painéis
Todos os painéis serão compostos por 4 (quatro) apresentadores de trabalhos e 1 (um) coordenador/debatedor que presidirá a sessão e estimulará o debate. Cada painel terá duração total de 1 hora e 45 minutos. Cada participante terá até 15 minutos para apresentar o respectivo trabalho. Após as apresentações, o coordenador/debatedor terá até 15 minutos para expor seus comentários e sugestões. Em seguida, haverá 30 minutos para perguntas e respostas livres, com participação aberta ao público.
Estudantes de pós-graduação, cujos trabalhos tenham sido selecionados, apresentarão seus respectivos trabalhos nos painéis. Trabalhos feitos em co-autoria devem ser apresentados somente por um do(s) autor(es), preferencialmente pela/o estudante de pós-graduação. Em caso de coautoria, a presença de pelo menos um dos autores no momento da exposição será suficiente. Não será admitida a apresentação de trabalho por terceiros. O/A participante que submeter o trabalho no sistema será considerado o/a apresentador/a do trabalho.
O coordenador/debatedor de cada painel, previamente definido conforme calendário previsto neste edital, é indicado na Programação Final do Seminário.
Mostra de Iniciação Científica
Os trabalhos de Iniciação Científica serão apresentados em formato de pôster, em sessão aberta, durante o 7º Seminário de Relações Internacionais.
Somente poderão submeter trabalhos para Mostra de Iniciação Científica estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos de graduação em Relações Internacionais, no Brasil ou exterior, e que estejam envolvidos em projetos de iniciação científica.
Estudantes de graduação cujos trabalhos tenham sido selecionados para a Mostra de Iniciação Científica deverão providenciar o material necessário para a apresentação de seu pôster, conforme indicado neste edital; e estar presentes nos horários estipulados pelos coordenadores das áreas temáticas para debate de seus respectivos trabalhos.
Workshops de Pesquisa
Os Workshops de Pesquisa serão propostos pelas coordenações das Áreas Temáticas. Os temas dos Workshops serão divulgados a partir do dia 8 de abril de 2024 e as candidaturas dos interessados poderão ser realizadas entre 9 de abril de 2024 e 10 de maio de 2024, por meio do site do evento. Os workshops têm número mínimo e máximo de participantes, estabelecido pelas respectivas Áreas Temáticas.
Podem participar mestrandos e, prioritariamente, doutorandos , regularmente matriculadas/os em Programas de Pós-Graduação brasileiros ou estrangeiros, conforme processo de submissão indicado no item 1 (regras para submissão).
Os workshops terão duração de 3 horas, com mediação coordenada por até 3 (três) docentes especialistas no tema. Espera-se participação ativa dos/as selecionados/as, por meio do engajamento prévio com literatura indicada e reflexão relativa ao percurso acadêmico.
3. Regras para envio de trabalho completo
Após o aceite do trabalho nas modalidades painel completo ou trabalho individual, os(as) autores(as) se responsabilizam pelo envio do artigo completo, conforme normas estabelecidas neste edital, por meio da Área do Inscrito. Os trabalhos completos devem ser enviados, impreterivelmente, até 08 de julho de 2024, conforme o cronograma apresentado.
Os(as) apresentadores(as) de trabalhos da Mostra de Iniciação Científica e Extensão NÃO precisarão enviar artigos completos, pois serão publicados os resumos expandidos submetidos para aprovação.
Texto do trabalho, seguindo o formato apresentado abaixo:
Formato: PDF
Página: A4 (29,7 x 21cm).
Limite de páginas: mínimo de 12 e máximo de 20 páginas, incluindo elementos pré-textuais e pós-textuais.
Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.
Fonte: Arial tamanho 11.
Espaçamento entre linhas: 1,5cm.
Capa, contendo as seguintes informações:
Nome do Evento
Data e Local do Evento
Área temática
Título do Trabalho em letras maiúsculas e em negrito (Idêntico ao título da proposta aprovada)
Nome completo e instituição das(os) autoras(es)
Primeira Página contendo:
Resumo expandido submetido na inscrição e aprovado e Palavras-chave
Apresentação do texto (formato):
O arquivo do texto completo a ser submetido deverá alcançar o tamanho máximo de 20 páginas incluindo ilustrações, bibliografia, notas de rodapé, tabelas e paginação.
Para as Referências Bibliográficas, utilizar o formato ABNT com tamanho da fonte 11pt.
O material será publicado nos Anais do Evento. O envio do trabalho completo é de total responsabilidade do(a) autor(a).
Será publicado nos Anais do 9º Encontro da ABRI somente os trabalhos que forem apresentados no evento e que forem expressamente autorizados pelos(as) autores(as).
Os artigos que não atenderem às exigências deste Edital serão retirados dos Anais do evento, sem aviso prévio aos(às) autores(as).